Saúde • 12/09/2017 • por Brandas
Como manter a casa limpa: veja nossas dicas

Todo mundo sabe como é prazeroso chegar em casa depois de um dia cansativo. Mas manter a casa limpa enquanto é preciso trabalhar, estudar e cuidar dos filhos pode ser um desafio desgastante. Por isso, alguns hábitos e truques podem tornar essa tarefa mais fácil.
O que manter a casa limpa tem a ver com sua saúde?
Estar em um ambiente limpo e organizado, além de ser agradável, é fundamental para a saúde de sua família. Há quem diga que manter a casa limpa também traz paz de espírito. É o caso dos monges budistas, retratado no livro Manual de limpeza de um monge budista escrito pelo monge Keisuke Matsumoto e lançado pela editora Planeta.
A tradição budista japonesa considera que toda atividade desempenhada pela pessoa, seja qual for, é uma prática que melhora o espírito. Inclusive a limpeza!
De acordo com Matsumoto “Não importa a velocidade com que o mundo sofre suas mudanças. Humano é humano. O mundo em que você vive depende de como você vive a sua vida. Ou seja, a forma como você vê o mundo reflete na maneira como você vive esse mundo. Não é impossível atingir a plenitude em um mundo, se você, conscientemente, viver a sua vida de forma mais organizada”. Através deste ponto de vista, limpar a casa não é um fardo, mas uma tarefa que pode auxiliar a avaliar a própria postura diante da vida.
Além de propiciar a paz de espírito e o bem-estar, manter a casa limpa ajuda a proteger a saúde de sua família.
Minúsculos, mas perigosos!
Organismos imperceptíveis aos olhos podem ser responsáveis por grandes danos. Os problemas de saúde mais comumente relacionados à limpeza domiciliar são as doenças respiratórias, estimuladas pela presença de ácaros e poeira.
Os ácaros são organismos extremamente pequenos e são os principais desencadeadores de alergias respiratórias. Entretanto, de acordo com com médicos especialistas, para que a ocorra uma reação alérgica, a pessoa já deve ter algum problema respiratório como rinite ou asma.
Apesar de os ácaros estarem presentes em todos os espaços da casa, são nos colchões, almofadas, cortinas, cobertores e travesseiros que eles estão acumulados em maior quantidade. Por isso, é muito importante higienizar esses itens com frequência e preferindo lavagem à seco, já que ambientes úmidos são os preferidos para a proliferação de ácaros e fungos. Neste sentido, outro fator importante na prevenção de doenças respiratórias é manter a casa bastante arejada, favorecendo a circulação e renovação do ar.
É importante saber que a higiene domiciliar incorreta pode causar também a contaminação por doenças infecciosas. São bactérias, fungos, vírus e protozoários que podem ser transmitidos através da água, de superfícies pouco higienizadas ou de alimentos e itens armazenados de forma incorreta.
De acordo com um estudo realizado pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS) em parceria com a Universidade de Barcelona, os dez espaços mais contaminados em uma casa são: banheiro, esponjas e panos de cozinha, pias, banheiras, escovas de dentes, chão, tábuas para corte, dispositivos tecnológicos, maçanetas e brinquedos. Portanto, é fundamental estar atento à higienização correta destes locais.
Dicas e estratégias
O segredo para manter a casa limpa é justamente a manutenção! Claro, aquelas faxinas poderosas, de tirar os móveis do lugar são necessárias e devem ser periódicas. Entretanto, para que a sujeira e, consequentemente, o trabalho não estejam acumulados, manter uma rotina diária de cuidados facilita o dia da faxina e ajuda na organização do espaço.
Um ponto fundamental é a compreensão de que a limpeza da casa não é responsabilidade exclusiva de uma pessoa. Trata-se de uma responsabilidade que deve ser compartilhada de maneira equilibrada entre todos os moradores. Quando todos colaboram, ninguém fica sobrecarregado.
A seguir, reunimos outras dicas valiosas para auxiliar você e sua família na organização de seu espaço:
Defina uma rotina e dividam as tarefas
- cada um deve arrumar sua própria cama, preferencialmente logo pela manhã;
- os dias em que o lixo deve ser retirado e os responsáveis pela tarefa devem ser definidos;
- as crianças devem ser responsáveis pela organização dos próprios brinquedos. E, caso já tenham idade, podem se comprometer com a organização de suas roupas, separando as que devem ser lavadas e guardando as que estão fora do lugar;
- a louça deve ser lavada sempre após as refeições e esta tarefa deve ser dividida entre todos;
- após definir quem faz cada tarefa e qual o dia em que deve ser realizada, escreva uma tabela e deixe fixada onde todos possam consultar. Será mais fácil para se organizar e tornar as atividades um hábito;
Evite o acúmulo
- No dia a dia, priorize a organização dos ambientes comuns. No final do dia, guarde as coisas em seus devidos lugares. Verá que no amanhecer seguinte, estar em uma casa minimamente organizada te dará energia para enfrentar o dia;
- Não deixe para depois! Após as refeições, a louça deve ser lavada. Não deixe a roupa suja acumular, estabeleça dias determinados para lavar. E, enquanto for tirando a roupa seca do varal (ou secadora) já deixe-a dobrada. Isso facilitará no momento de guardar.
Faxina pesada
No dia que for fazer a faxina escolha a estratégia que melhor se encaixa para você. Prefere fazer um cômodo de cada vez? Ou então prefere dividir a casa por áreas? Independente da maneira que escolher saiba que o ideal é sempre começar de cima para baixo, ou seja: primeiro tirando o pó dos objetos e superfícies e só no final limpar o chão. Assim você evita de acabar sujando aquilo que já limpou.
Torne o dia de limpeza mais agradável! Já pensou em colocar suas músicas preferidas para tocar enquanto faz a faxina? Com certeza a tarefa se tornará mais leve e divertida.
Gostou das nossas dicas? Acompanhe mais informações em nossas redes sociais, Facebook e Instagram.