Família • 28/08/2017 • por Brandas
Como organizar o orçamento familiar sem mistério

O dinheiro vale mais em tempos de crise. E ter controle do seu dinheiro ficou ainda mais importante com toda a recessão que estamos vivendo. A ordem é economizar, mas, para isso, você precisa estar ciente do seu gasto mensal. O orçamento familiar é a ferramenta ideal para revelar todos os seus custos e buscar um equilíbrio na vida financeira. É preciso saber quanto você gasta por mês e se tudo que você consome é prioridade na sua vida em família.
Mas, afinal, o que é orçamento familiar? É a forma de avaliar suas finanças e, baseado nos dados, fazer um planejamento utilizando as informações, cortando os supérfluos até chegar em um valor adequado que não comprometa a vida em família. Este é o primeiro passo para iniciar um planejamento financeiro eficiente. O objetivo é fugir do endividamento. Esta medida ajuda a controlar os impulsos e mantém o rendimento no azul.
Os tipos de gastos do orçamento familiar
Para fazer um orçamento familiar, primeiramente, é preciso aprender a dividir e classificar os seus gastos. Existem dois tipos de gastos: fixos e variáveis. Os fixos são aqueles que acontecem todos os meses: conta de condomínio, luz, telefone, escola dos filhos e aluguel. São valores que dificilmente mudam. Já os gastos variáveis são aqueles que não acontecem todos os meses e os valores podem variar muito. Almoço fora, roupas e sapatos são alguns destes custos. É aí que mora o perigo. Sem um equilíbrio, sua conta vai estourar com certeza.
Planejamento do próximo mês
Depois de saber exatamente quanto você ganha e o quanto você gasta por mês, a dica é planejar o mês seguinte focando nas contas que irão vencer (fixas) e quanto você pode gastar com os outros tipos de gastos (variáveis).
Outra dica, e também não menos importante, é que algumas atitudes são necessárias para uma melhor organização financeira. Comer mais em casa ou comprar menos roupas são algumas estratégias para baratear o gasto mensal. Eles podem parecer inofensivos, mas estas despesas variáveis podem se tornar um gasto ainda maior e causar mais estragos no orçamento familiar se não forem bem planejados.
Algumas contas fixas também precisam ser levadas em consideração. Segundo o professor da FGV e comentarista de economia da Globonews, Samy Dana, contas de luz, água e telefone precisam estar limitadas a 50% dos gastos mensais. “Muito acima disso, é hora de repensar o padrão de vida para adaptar à realidade da renda”, diz o professor. Para Dana, o ideal é conseguir economizar os gastos em 10% todo o mês. Um grande desafio.
Invista seu dinheiro no lugar certo
Quando o dinheiro sobra em seu orçamento familiar, o primeiro pensamento é guardá-lo em uma poupança. Mas hoje em dia existem vários tipos de investimentos que vem atraindo e satisfazendo o público em geral. Medidas como o fundo de investimentos, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o Tesouro Direto estão ficando cada vez mais comuns entre os investidores.
Cada um é indicado ao tipo de planejamento escolhido. Por exemplo, para quem espera resultados a longo prazo (depois de 10 anos), é aconselhável o investimento no Tesouro Direto. Para quem quer uma resposta mais rápida (até 10 anos), a escolha seria os CDBs e os fundos de investimentos. Também existe a opção de investir no título do Tesouro Direto indexado à Selic, com provável retorno em 1 ano.
Pensando no futuro da família
Um investimento a longo prazo que também pode ser feito é adquirir um plano de assistência familiar. A prevenção ainda é a melhor estratégia para o futuro. Sua família precisa de toda a atenção e você vai querer ter esta tranquilidade. Alguns planos são bem completos e trazem benefícios para todos. As vantagens variam. Alguns oferecem descontos em consultórios médicos e em outros estabelecimentos. Outros oferecem planos especiais para idosos. É uma maneira de trazer mais sossego para todos aqueles que você ama.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe nas redes sociais e indique a leitura para um amigo. Confira também outros artigos e matérias no nosso site.