Saúde • 15/10/2017 • por Brandas
Como superar a dor da perda

A morte, infelizmente, é algo inevitável. E saber como superar a dor da perda de um ente querido passa, necessariamente, pela certeza de que todos irão partir um dia.
Perder uma pessoa próxima e querida é extremamente difícil e não existe um método perfeito para se escapar ileso aos sentimentos de luto. É possível, sim, amenizar a dor de não poder mais compartilhar momentos com os que se foram.
Dicas de como superar a dor da perda
É preciso entender que a dor da perda de alguém pode ser causada por uma série de fatores. Lidar com esse sentimento é um processo delicado e superá-lo irá depender de como cada pessoa manifesta o luto.
Ainda assim, controlar as emoções ao máximo, obter ajuda e apoio, e lembrar-se de cuidar de si mesmo pode, lentamente, fazer com que as pessoas se sintam melhores.
Caso você não esteja conseguindo superar a dor de uma perda, tente seguir esses passos:
Seja forte apenas se conseguir
Às vezes, as pessoas que passam por uma grande perda não querem reconhecer a sua fraqueza. Elas tentam se convencer de que são fortes. Fingir que está sendo forte, seja para a família ou para os amigos, pode piorar a situação e deixá-la mais complicada. Expressar o luto com tristeza pode ser necessário para que o processo de superação evolua.
Chore apenas ao sentir necessidade
A vontade de chorar deve ser externalizada com o próprio choro. Ele pode ser um fator de alívio do sentimento de perda, desobstruindo as dores físicas, como no peito. Contudo, a ausência de necessidade do choro não deve ser analisada como um fator ruim, e sim, respeitada, pois nem todos manifestam as suas tristezas através das lágrimas.
Manifeste abertamente a sua dor
As pessoas podem pensar que ignorar os sentimentos fará com que eles desapareçam. Entretanto, esta atitude pode agravar o estado de tristeza, amargura, raiva ou ressentimento. Admitir a dor é necessário e inevitável para quem quer superá-la.
Não estabeleça um tempo limite para o fim do luto
Infelizmente, não há um tempo certo para se permanecer em luto, sentindo todos os efeitos da perda de alguém. Cada pessoa tem o seu próprio tempo, não devendo estabelecer um limite para que o luto termine.
Cuide de si mesmo
Descanse o tempo que achar necessário. Caso não esteja conseguindo dormir, evite consumir produtos com estimulantes, como a cafeína e a taurina. Mantenha uma alimentação saudável e exercite-se pelo menos uma vez por semana. Uma caminhada, por exemplo, melhora significativamente o humor de quem está deprimido.
Não faça uso de álcool
As bebidas alcoólicas provocam alterações químicas que deprimem a parte do cérebro associada com a inibição. Beber muito álcool reduz a serotonina no sangue, e baixos níveis de serotonina causam maior sensação de tristeza.
Evite se isolar
Em alguns momentos, ficar sozinho pode parecer uma boa opção, mas é importante estar na companhia de amigos e familiares periodicamente. Para recuperar a alegria, é extremamente necessário receber amor e conforto de pessoas próximas.
Reorganize, calmamente, a sua vida
Não tenha pressa para se adaptar à ausência de quem se foi. Nos primeiros dias, diminua a jornada de trabalho e as demais atividades. Vá retomando a vida conforme for se sentindo preparado.
Seja paciente
Aos poucos, você irá perceber que consegue viver com a perda e seguir em frente. O que foi perdido não dominará a sua mente para sempre. O tempo é um fator de cura e é preciso dedicação aos cuidados com a saúde mental e física durante esse período.
Por fim, busque auxílio de um profissional capacitado. A dor da perda pode prejudicar, de forma significativa, o trabalho, os estudos e a saúde, ou pode provocar o abandono de si ou dos ambientes sociais. Nestas situações, deve-se procurar um psicólogo para uma avaliação.
A Brandas entende que superar a dor da perda de alguém é um processo que demanda muito esforço e dedicação. Para essas e outras situações, disponibilizamos aos nossos associados atendimento psicológico por intermédio do Brandas Psicologia, um serviço especializado que busca restabelecer o equilíbrio de quem deseja seguir em frente.