Saúde • 19/10/2017 • por Brandas
Dicas para adaptar o corpo ao horário de verão

Adaptar o corpo ao horário de verão é muito importante para quem não quer sofrer com uma hora a menos para descansar. O horário de verão pode gerar um desgaste natural no organismo, que é acentuado pela adaptação inicial ao relógio.
Ao se alterar a rotina diária, o ciclo biológico das pessoas é modificado e o organismo não consegue se preparar. O resultado é a presença de cansaço logo ao acordar e, por vezes, menor rendimento no trabalho e na escola.
O desconforto com o novo horário, normalmente, só desaparece cerca de duas semanas depois do seu começo, quando o corpo já teve tempo de se acostumar ao período diferente. Por outro lado, há pessoas que enfrentam problemas o verão todo.
Quando adiantamos em uma hora o relógio, a tendência é sentir-se “pesado” nos primeiros dias. Acordar com o dia ainda escuro também afeta a secreção do hormônio melatonina, acionado pela falta de luz, o que altera o metabolismo.
Os hormônios são regulados pelo ritmo do dia, pela claridade do sol e pela escuridão da noite. Com o horário de verão, pode haver atraso nessa secreção, causando sonolência por alguns dias, o que pode ser perigoso para quem precisa estar alerta no trabalho.
Como adaptar o corpo ao horário de verão?
Para conseguir adaptar o corpo ao horário de verão, siga essas seis dicas:
Faça refeições balanceadas
Procure fazer refeições mais leves, que não exijam muito esforço do seu organismo para a digestão.
Desacelere o ritmo diário
Relaxe nos dias em que o horário de verão está em vigor, evitando indisposição. Desacelere nos exercícios e realize atividades que acalmam, como a ioga.
Durma mais cedo
Tente ir para a cama um pouco mais cedo que o comum, pois deitar ao menos uma hora a mais que o habitual pode fazer a diferença. O sono pode até demorar para vir, mas o corpo já estará descansando.
Organize-se antecipadamente
Antes de deitar, deixe todas as suas coisas arrumadas para o dia seguinte, assim, você evita perder tempo e pode até ficar na cama um pouco mais.
Descanse mais
Até sentir que o seu organismo está acostumado com a mudança, evite os compromissos noturnos que farão você voltar para casa mais tarde.
Mantenha os horários organizados
Para adaptar o corpo ao horário de verão já na primeira semana, mantenha horários fixos para todas as atividades, tentando respeitá-los ao máximo. Isso lhe ajudará a evitar um cansaço exagerado e os distúrbios de apetite, como a vontade de comer em horários desregulados.
Para se evitar maiores transtornos com a mudança de horário, o principal é manter a qualidade e a regularidade do sono. É importante também, evitar fazer exercícios nas horas que antecedem o sono, ingerir cafeína e comidas pesadas.