Benefícios • 04/08/2017 • por Brandas
O que é um plano de assistência familiar?

Todos nós queremos garantir a segurança e o bem-estar daqueles que amamos. Por isso, contar com o suporte de um plano de assistência familiar é importante.
Um dos propósitos desse serviço é prestar auxílio a familiares enfermos, tornando esse processo mais fácil para o grupo envolvido.
Além disso, os associados podem obter benefícios que vão de descontos em medicamentos a consultoria. Logo, associar-se a um plano pode ser um investimento bastante útil, tanto nas horas boas quanto nas ruins.
Como um plano de assistência familiar pode me ajudar?
Sabemos que ter um parente com a saúde fragilizada por doença, acidente ou idade abala todos os membros do lar. Nesses casos, além de lidar com os sentimentos negativos gerados pelo estresse e ansiedade, precisamos administrar questões de ordem prática.
Por exemplo, como proporcionar o cuidado necessário ao ente querido? Até que ponto a situação acarretará mudanças na rotina da família? De que maneira reorganizar as finanças para fazer frente às despesas inesperadas?
Por outro lado, essas preocupações podem diminuir significativamente se houver o amparo de um plano de assistência familiar. Com esse sistema, serviços de custo elevado e trâmites demorados são disponibilizados a valores acessíveis e de forma agilizada.
Em vista disso, não há por que esperar que os inevitáveis problemas da vida batam à nossa porta para tomar providências. Sobretudo quando se trata de questões de saúde. Isso, normalmente, é desgastante.
Dessa forma, vamos conhecer a seguir alguns dos benefícios habitualmente disponibilizados às famílias que contratam planos de assistência familiar.
Benefícios e vantagens
Existem diversas modalidades de planos, com cobertura assistencial e faixas de preço adequadas a cada bolso e necessidade. Eles podem incluir auxílios como:
- descontos em farmácias conveniadas e consultas médicas;
- consultoria jurídica;
- atendimento psicológico;
- atendimentos de enfermagem;
- atendimento odontológico;
- transporte para deslocamentos a curta distância;
- equipamentos para convalescença, como cadeiras de rodas e muletas;
- auxílio extra no caso de desemprego.
- Serviço de mudança;
Esses serviços visam a atender às necessidades mais comuns das famílias. As pessoas podem, por exemplo, recorrer ao atendimento psicológico oferecido pelo plano para conquistar mais equilíbrio emocional.
Existem, ainda, aquelas situações em que as exigências do cotidiano impedem o acompanhamento do familiar em algum compromisso. Nessas horas, não queremos deixá-lo à mercê de profissionais desconhecidos. Por isso, é reconfortante dispor de um serviço de transporte seguro para seu deslocamento.
O atendimento de enfermagem para troca de curativos, aferição da pressão e medição da glicose é outra prerrogativa importante. Tais recursos oferecidos pelos planos de assistência, sem dúvida, contribuem para a qualidade de vida da família.
E quanto à economia?
O custo-benefício de contratar um plano de assistência costuma valer a pena. Com uma única mensalidade, planejada de acordo com seu orçamento, você assegura o atendimento da família.
Quantas pessoas posso incluir em meu plano?
Geralmente, os planos permitem a inclusão de, no máximo, dez pessoas (o titular e nove dependentes do mesmo grupo familiar):
- esposa(o) ou companheira(o);
- mãe;
- pai;
- sogro;
- sogra;
- filhos(as) solteiros dependentes.
Entretanto, mediante o pagamento de uma taxa extra, pessoas sem vínculos familiares também podem ser agregadas ao mesmo plano.
Qualidade de vida pode ser questão de planejamento
Levando em consideração o que vimos, podemos perceber que optar por um plano de assistência familiar é fazer um investimento inteligente. Significa planejar e construir um futuro com menos preocupação e mais segurança para nossos pais, filhos e companheiros.
Afinal, cuidar é uma atitude de compromisso com o bem-estar de quem amamos, principalmente em uma área fundamental como a saúde.
Você tem interesse em obter outras informações sobre saúde e qualidade de vida? Acompanhe-nos também no Facebook e Instagram.